Vinicius Lages, ministro do Turismo, durante Fornartur
(foto:divulgação/MTur)
Durante o encontro do Fornartur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), realizado ontem (4), Vinicius Lages, ministro do Turismo, defendeu a necessidade de investimentos estratégicos que aproveitem o potencial turístico brasileiro, especialmente aqueles em que é possível elevar o número de visitantes com investimentos relativamente baixos, como parques nacionais, orlas lacustres e rios.
Segundo ele, o turismo representa a nova fronteira do desenvolvimento econômico brasileiro, a exemplo do que foi o agronegócio. “O turismo tem uma alta capacidade para gerar divisas e emprego, desde que os investimentos sejam feitos da forma acertada”, disse.
Os representantes das secretarias estaduais de turismo defenderam a importância de integrar as esferas federal e estaduais do setor, bem como com o setor privado, para ampliar os efeitos positivos de grandes eventos como os jogos olímpicos.
Outro tema defendido pelos secretários foi o da criação de uma lei federal de incentivo ao turismo, a exemplo do que já ocorre para a cultura e para o esporte.
O Fornatur é um colegiado formado pelos secretários estaduais de turismo ou presidentes de órgãos estaduais de turismo com objetivo de deliberar sobre os temas relevantes do setor.
Serviço
https://www.turismo.gov.br/